31 de Outubro 1517 Dia da Reforma Protestante
“Cada congregação, pequena ou grande, deve, por si mesmo, certifica-se de que está agindo de forma correta e não esperar por ninguém”
Andreas Bodenstein von Karlstadt
Empoleirado com segurança no castelo de Wartburg e contemplando a ´´terra dos pássaros``, Lutero iniciou seu trabalho de torna o evangelho acessível às pessoas; depois de fixa as 95 cinco teses na Igreja de Wittenberg. Sua tradução alemã do novo testamento, embora intensamente acadêmica, foi potencialmente tão revolucionária quando a queima da bula papal e da legislação canônica: ambas as ações significam afirmações públicas de reforma. A provisão de Lutero de uma tradução legível e precisa da Bíblia foi um estímulo em relação à educação universal; todos precisavam ser alfabetizados a fim de ler a palavra de Deus. De modo mais imediato, sua tradução privava a elite, a classe clerical, de seu controle exclusivo sobre as palavras e sobre a palavra. Durante cerca de milênio, a língua exclusiva da teologia havia sido o latim; agora Lutero começa a teologizar em alemão também.
Será que estamos precisando de uma reforma nos dias de hoje? E não estou falando apenas de uma reforma qualquer, mas sim do desejo fervoroso da Igreja de receber um avivamento de Deus. Afinal, a melhor maneira de pregar o evangelho de Cristo é através dos nossos testemunhos. Precisamos ser a diferença neste mundo. Antes de desejarmos mudar o mundo, precisamos nos tornar o referencial.
Através desse movimento de reforma, podemos dizer que as janelas se abriram para uma nova era. E hoje, neste dia 31 de outubro de 2020, que marca os 503 anos da reforma protestante, peçamos a Deus que nos ajude com sua graça para que não fiquemos esperando por ninguém, mas sim nos tornemos a diferença nesta geração.
Vamos ser criativos, inovadores e corajosos em nossa fé. Vamos brilhar como luzes no meio das trevas, atraindo outros para o amor de Deus. Não vamos apenas esperar por um avivamento, vamos nos tornar o avivamento que este mundo tanto precisa. E assim, iremos impactar vidas, transformar realidades e deixar um legado eterno.
O justo viverá pela fé (Romanos 1:17)
Comments