top of page

O que a Bíblia diz sobre os Pais?

Foto do escritor: Renan MeloRenan Melo

Atualizado: 4 de jan. de 2024

Você sabia que a palavra PAI é encontrada 1592 vezes na Bíblia Sagrada, sendo 1094 vezes no Antigo Testamento e 498 vezes no Novo Testamento. O livro em que a palavra PAI mais aparece é Gênesis (173 vezes). Em segundo lugar está o Evangelho de João com 134 vezes. Em terceiro lugar o 2º Livro das Crônicas com 103 aparições. A 1ª vez que a palavra PAI é encontrada na Bíblia é em (Gn 2:24). A última vez que a palavra PAI é encontrada em (Ap 14:1).


PAIS QUE NÃO DEVEMOS SER


Pai como Ló: A narrativa bíblica nos revela um momento crucial na vida de Abraão e Ló: o momento da separação (Gn 13:1-13). Nesse momento, Ló tomou uma decisão que deixou clara sua inclinação pelo materialismo. De forma criativa, podemos imaginar a cena em que Ló, seduzido pelas promessas de riquezas e conforto, faz uma escolha que revela sua preferência pelos bens materiais.


Hoje em dia, não precisamos mais daqueles pais que se aventuram a montar suas barracas em lugares tão pecaminosos como Sodoma, assim como fez Ló.


Vamos parar por um momento e refletir sobre algo realmente importante: onde temos levado nossos filhos(a), em que ambiente? Imagine só que incrível seria se nossos filhos pudessem enxergar em nós um reflexo autêntico de Deus - um ser cheio de amor, compaixão, bondade e sabedoria. É como se estivéssemos pintando um quadro magnífico, onde cada pincelada representa uma lição valiosa para eles. Fica essa guise de reflexão.


(2 Pedro 2:7-8)

⁷ E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis

⁸ (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);


Se o justo Ló era atormentado dia a dia devido à maldade que o rodeava, pensa no efeito que isso teria sobre sua família. (Gn 19:18-29) parece indicar que alguns dos filhos de Ló escolheram ficar para trás - e não sairão com Ló.


Ló se deitou com suas próprias filhas, conforme relatar (Gn 19:30-38).


Pai como Eli: Nós não precisamos de pais hoje, que não disciplinam seus filhos como fez o sacerdote. Olha o que a bíblia diz sobre seus filhos (1 Sm 2:12) - (1 Sm 2:17) - (1 Sm 2:22-24). Samuel estava tão próximo de Deus que Ele decidiu compartilhar algo extraordinário sobre o comportamento de Eli como Pai. (1 Sm 3:13):


¹³ Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.


Você já parou para pensar que aqueles que não utilizam a vara para disciplinar seus filhos estão, na verdade, nutrindo um sentimento de ódio por eles? Parece um tanto drástico, não é mesmo? Mas a verdade é que quem realmente ama seu filho entende a importância de corrigir e educar desde cedo. Afinal, é através do amor e dos limites bem estabelecidos que eles conseguem se desenvolver plenamente. Em outras palavras, a vara pode até parecer um instrumento duro, mas é justamente ela que nos permite moldar nossos pequenos para se tornarem adultos responsáveis e conscientes.


²⁴ O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.


(Provérbios 13:24)


PAIS QUE DEVEMOS SER

Precisamos ser pais hoje que seguem o exemplo de Enoque:


- (Gn 5:21-25);

- (Hb 11:5);

- (Jd 1:14-15).


Para finalizar, permita-me afirmar que o maior protótipo de pai não é nenhum outro senão o nosso magnífico Deus. Ninguém é capaz de superar sua infinita bondade, sua sabedoria insondável e seu amor incondicional. Ele está sempre presente, guiando, protegendo e cuidando de seus filhos com uma dedicação incomparável. Afinal, o nosso Pai Celestial é a personificação suprema da paternidade, um exemplo inigualável de como ser um pai verdadeiramente extraordinário. Em sua grandiosidade divina, Ele nos mostra o caminho, nos orienta em nossas decisões e nos abraça com um amor eterno. Seu legado é um convite incessante para que também nos tornemos pais exemplares, inspirados por sua magnanimidade. Portanto, que possamos aprender com o Pai dos pais, nosso Deus, e nos tornarmos pais dignos de admiração, amor e gratidão.


Alguns versículos para finalizar este assunto:


- (Pv 23:24)

- (2 Co 6:18)

- (2 Co 12:14)

- (Cl 3:21)

- (Lc 11:11)

- (Mt 5:48)

- (Tg 1:17)


Escrito por: Renan Melo


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que está sendo gerado dentro da sua casa?

Existem aqueles que dizem que a nossa casa não vale nada. Mas nós somos diferentes, porque somos o que realmente somos em qualquer lugar,...

Comments


bottom of page