top of page

O que está sendo gerado dentro da sua casa?

Foto do escritor: Renan MeloRenan Melo

Atualizado: 4 de jan. de 2024

Existem aqueles que dizem que a nossa casa não vale nada. Mas nós somos diferentes, porque somos o que realmente somos em qualquer lugar, inclusive em casa. Já pensou nisso? É exatamente isso que você está lendo, porque vivemos em uma época onde o principal alicerce de um lar são os maus exemplos. Deixe-me ser mais claro: pais que guiam seus filhos de acordo com o mundo, filhos que seguem uma vida de desobediência. E o pior de tudo é que as pessoas estão vivendo sem entendimento, incapazes de ter sucesso na vida lá fora. É por isso que vemos casamentos destruídos, jovens no mundo das drogas e da prostituição, e muitas outras coisas. Tudo isso acontece simplesmente porque o caráter que está sendo formado dentro de casa não tem a presença de Deus. E aqui eu vou te contar uma verdade: como podemos ser pais, mães, filhos, filhas, adoradores e servos diferentes se dentro de casa, a minha família, a minha vida está arruinada?


Talvez você até queira ser alguém que carrega o caráter de Deus, mas talvez esteja vivendo uma vida sem esperança de algo melhor. Mas calma lá, basta você tomar uma atitude e isso será resolvido. E qual é essa atitude, Renan? Simples, entregue a sua vida para Jesus, leia a palavra de Deus e faça da Bíblia o alicerce da sua vida.


Precisamos criar um espaço para Deus dentro dos nossos lares através de cultos domésticos, devocionais, músicas que glorifiquem a Deus e a presença de pessoas que carreguem a presença de Deus em suas vidas. Tudo isso enriquece a nossa casa com a presença de Deus, e é isso que transborda para fora. Elizeu Rodrigues, em seu livro "Casamento a três", escreveu: enquanto na casa de Abraão, Deus desejou voltar, na casa de Ló, os representantes de Deus só entraram depois de muita insistência. (Gn 18:10, Gn 19:3). E a pergunta é: se Deus visitasse a sua casa hoje, Ele gostaria de voltar? Existe espaço para Deus na sua casa, ou você prefere seguir o seu próprio caminho? Existem casamentos que estão sendo dominados pelo prazer, pela luxúria, casamentos que estão sendo consumidos por momentos de felicidade passageira. Conscientemente ou não, buscam prazeres que os afastam de Deus. Não podemos substituir o temporário pelo que é importante e eterno, os prazeres terrenos podem facilmente tomar o lugar de Deus na sua casa.


Quando lemos a história da Igreja antiga, vemos que as pessoas eram batizadas com o Espírito Santo e muitas outras maravilhas de Deus eram manifestas nos cultos domésticos, tudo por causa da insistência das pessoas em trazer Deus para dentro de suas casas. Isso gerava ética e moral, proporcionando uma vida plena para as pessoas. A ética cristã difere da moral cristã, pois a moral se refere à prática, enquanto a ética é uma justificação escriturística, racional e filosófica da primeira. É importante lembrar que a ética cristã não é apenas descritiva, mas também normativa, pois está ligada à Revelação de Deus através da sua palavra. A ética cristã, especialmente a protestante, nos lembra que o fundamento ético por excelência é o nosso Cristo em uma dança trinitária, ou seja, só conseguimos abraçar uma vida moralmente justa através da graça de Deus em Cristo Jesus, operada pelo Espírito Santo.

Como escreveu o teólogo pentecostal Antônio Gilberto: Nossa atitude para com a bíblia mostra nossa atitude para com Deus.

Quer fazer o amor transbordar por aí? Primeiro, pratique dentro de si mesmo. Se você deseja ter uma vida próspera, comece a cultivar princípios em sua própria casa. Se você deseja se destacar nos cultos da sua congregação, é simples: encha-se de Deus em seu lar para que sua adoração seja genuína e a Graça Divina transborde em sua vida e no corpo de Cristo. E se você deseja ser diferente no trabalho, também é possível. Basta deixar Deus moldar seu caráter dentro de sua casa.


Mas quer saber de uma coisa? Tudo isso é só o começo. Analise o que está sendo gerado em seu lar, pois acredito que todos nós podemos alcançar uma vida plena diante de Deus e nos tornarmos pessoas completamente diferentes no mundo lá fora. Dessa forma, poderemos verdadeiramente refletir o caráter de um homem ou mulher de Deus.


E eu oro para que todos nós sejamos capacitados pela graça divina em nossas vidas. Vamos deixar que ela seja poderosa e eficaz sobre nós.

“Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.
(Marcos 10:6-9)

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”
(Êxodo 20:12)

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa.”
(Efésios 6:1-2)

Referências Biográficas:

  • Bíblia Almeida corrigida fiel, foi publicada em 1994 e lançada uma revisão em 2007.

  • Bíblia Almeida Revista e Atualizada, edição de 1898, e publicada em 1917.

  • Elizeu, Rodrigues, Casamento a três, 1 edição, 2016.

  • Gutierres Siqueira, O Espirito e a Palavra, Fundamentos, características, e contribuições da hermenêutica pentecostal, 1 Edição, 2019.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que a Bíblia diz sobre os Pais?

Você sabia que a palavra PAI é encontrada 1592 vezes na Bíblia Sagrada, sendo 1094 vezes no Antigo Testamento e 498 vezes no Novo...

Comments


bottom of page